Pages

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Getalk

eu: hey man
alguém: olá minha amada amiga
como está hoje? molhada nao vale dizer.
eu: pois bem
é assim que me encontro
alguém: porque a maioria das grandes mentes humanas são solitários?
eu: por isso são grandes
alguém: até mesmo o Sartre teve um relacionamento de ficar... nada sério
tenho uma teoria
acho que é difícil achar alguém que possa acompanhar o livre desenvolvimento da inteligência
eu: claro
por que as grandes mentes humanas são mentes grandes e libertas
liberdade demais
amar demais
amar sempre
amar a maioria , se não todas, delas
mas elas não aceitam
e ocorre a solidão nas mentes grandes
alguém: mas todos querem ter alguém, veja Niet [Nietzche], sofreu muito por amor não correspondido, e sofreu também pela incompreensão de suas palavras
de que adianta estudar a luz se é capacitado como louco?
eu: de que adianta ser capacitado!?
Adianta ser capacitado para si o que realmente a luz o fez!
Niet só amou Lu [Lou Andreas- Salomé] para sempre porque nunca a tocou
porque nunca a teve
alguém: por que buscas a sabedoria, Andressa?
eu: eu busco?
alguém: e porque não buscaria?
eu: não se busca sabedoria
busca-se conhecimentos
os sábios só são sábios por desconhecerem tal sabedoria
alguém: Sócrates
mas Sócrates foi atrás das sabedoria
e isso lhe trouxe conhecimento
eu: ele foi atrás do conhecimento
alguém: não
eu: ele queria conhecer
e tornou-se sábio
alguém: ele foi atrás dos mais sábios, de quem era sábio, e descobriu a grande verdade
mas comprendi o que disse
e reformulando então a pergunta
eu: ai ai
alguém: desistiu de buscar o conhecimento?
ou por que razão busca conhecimentos?
eu: Não
visto que ele é bem diferente da sabedoria
alguém: não escorregue Andressa..rs
eu: mas já busquei para meu desenvolvimento cognitivo
hoje, diferentemente de ontem, busco um conhecimento mais prático!
não o que leva a sabedoria
mas o que leva ao mundo
alguém: e por que buscar? satisfação pessoal?
não se incomode com minhas perguntas
eu: não
satisfação pessoal se fosse eu pelo caminho mais sábio, que é o da sabedoria
busco orientação vocacional
alguém: e isso tem um propósito maior?
seria tu ponte entres homens?
eu: por que tecla comigo com essa linguagem aristotélica?
alguém: minha mente está aberta.. deixei ela respirar um pouco..rs
eu: Ow, sory
permaneça, então, com o ping-pong aristotélico
alguém: posso ser sincero com vc?
eu: mas fica de sobreaviso, nosso diálogo será publicado
claro
alguém: muitos pontos vc foge, escorregadia, ou retruca uma pergunta com outra pergunta.
eu: não fujo
apenas respondo de maneira diferente
vc me disse que estava com a cabeça aberta
estava memso?
memso*
mesmo*
alguém: certamente
o que quer perguntar?
qual a maior virtude do homem?
eu: o que é virtude?
alguém: esta vendo?
foi o que disse, porque não responde?
medo?
entre interrogações não existe argumentação
eu: olhe bem para as interrogações
não com os olhos
com a mente
alguém: então minha mente ficara cheia de dúvidas e pouco conhecimento
quais as qualidades que vc considera mais no ser humano?
eu: Qualidades?
apenas uma mais me atrai
alguém: e qual seria?
eu: sinceridade!!!!!
alguém: boa resposta, embora seja algo difícil de se encontrar nesse mundo
eu: por isso a considero
tipo Lu e Niet
alguém: mas poderíamos ser sinceros em partes
já outra qualidade como humildade só em sua totalidade
mas quero ativar todas as formas da mente humana, então pergunto, novamente, valeria a pena tantos conhecimentos em um mundo governado pelas sombras da ignorância?
correríamos nós, seres comuns, atrás de tanto conhecimento, e aprendizagem, sendo descartados pelo resto da massa e sofrendo as consequências disso e no final das contas sermos tachados de loucos?
eu: o mundo pode ser governado por sombras
mas não deixarei que o mundo me governe
tachados seremos a todo momento
que sejamos de louco então
alguém: então concorda que o número de pessoas como nós são tão raros como achar a sinceridade?
em um mundo de atrativos, de distrações, de prazeres mil, como pode um ser humano perder seu tempo lendo um livro?
ainda mais um livro de filosofia.
quantas e quantas vezes não ouvi as pessoas me perguntando, depois de me ver com a obra de um filosofo ou pensador, a frase: Isso vai cair em alguma prova?
já teve questionamentos como esse?
eu: Já sim
uma lástima
uma tragédia universal
sejamos os loucos, então, e não os tolos
alguém: realmente, mas pensou se vc tivesse nascido em outro meio social, em outra família, se isso seria diferente?
eu: provável que sim
mas se Platão estiver certo com a Anima, ela seria sempre minha, mesmo que em outro corpo (gosto desse =P)
alguém: sim, isso é verdade. Mas vamos ver por outro lado, não estamos lá naquele circulo e mesmo assim buscamos o conhecimento, procuramos entender os antigos sábios, se me permite chamá-los assim, e assim mesmo sendo remadores contra a maré
então veja que temos mais dificuldades, muitas vezes começamos em um ensino fraco e mesmo assim proseguimos...
mesmo assim enfrentamos
somos mais do que loucos eu diria. Mas vc já imaginou deixando de buscar o conhecimento? se entregando ao modo de viver da massa?
eu: Nunca
estou há um mês sem ler um livro
e parece que estou enlouquecendo
jamais deixarei de buscar
alguém: sabe Dressa, tenho que te confessar
eu lia dois ou três livros por semana
ai parei
deixei as coisas acontecerem
eu: não tive nunca tal habilidade
mas lia bastante também
alguém: estacionei
eu: cerca de um mês para cada dois
estacionei
alguém:legal
eu: mas não parei
alguém: eu parei, comecei a perceber as pessoas, conversar com elas e ver o quanto elas eram inteligentes, o que liam do que gostavam
mas sinto falta
e já comecei a voltar a ler
eu: faça as duas coisas, oras!
alguém: tive a falsa impressão que eles percorrem pouco o caminho
da cultura não gostam muito dos filósofos
não entendem o que lêem
eu: isso é trágico demais
meu jornal propõe isso
ensinar a compreender para além de ler
alguém: e te dou méritos por isso
sabe querida
não compreendia como na faculdade
nos primeiros semestres tinha
gente que não sabia ler.
procurava sempre o resumo do resumo de um livro
eu: pois é
alguém: mas o pior foi no semestre passado
quinto semestre em um trabalho do Guto
o grupo mandou por email o que tinha respondido sobre o texto do belo
posso resumir o trabalho
as respostas do grupo
considerado o melhor da sala
se resumia em
eu: claro
alguém: contron C control V do texto
tira a frase do texto e muda algumas palavras
eu: nossa
alguém: não entendiam o que os filósofos falavam sobre o belo
eu: o Guto considerou?
alguém: sim
e veja bem
eu li aquilo e disse: meu eles não conseguem dizer com a suas próprias palavras
eu: que horror
alguém: ou pior.. medo
dizem que tem que colocar para dar credibilidade
eu: sim
num trabalho acadêmico é preciso citar citações de autores já não mais considerados loucos
mas é importante fazer uma leitura dessa citação
alguém: isso eu sei, mas copiar o texto todo e nada colocar com suas palavras
eu: isso é péssimo
alguém:: vc expõe o que acredita e põe o trecho para dar sustentação
agora medo de mudar as palavras porque não compreendeu o filósofo
ta certo ta certo
confesso, filosofia é complicado para alguns
eu: pois concordo contigo querido
vou atender um leitor e logo volto
alguém: beijos
se cuida

0 comentários: